sábado, 9 de abril de 2011

Quadros do projeto "O Aleijadinho Pop" agora são perpétuos na Igreja Nossa Senhora da Conceição na Gávea no Rio de Janeiro.


Quadros do projeto "O Aleijadinho Pop" agora são perpétuos na Igreja Nossa Senhora da Conceição na rua Marquês de São Vicente, 19 na Gávea, Rio de Janeiro. A solenidade de recebimento contou com a presença dos paroquianos, de vários sacerdotes, professores da PUC Rio, convidados da artista e do reverendíssimo Arcebispo do Estado do Rio de Janeiro D. Orani João Tempesta.

Rua Marquês de São Vicente, 19. Em frente ao Shopping da Gávea
Fachada da secular Igreja Nossa Senhora da Conceição no bairro da Gávea,
Rio de Janeiro.
 
 A Igreja Nossa Senhora da Conceição tem sua arquitetura no estilo barroco tardio. Em 1935, a igreja pegou fogo e todo seu interior foi consumido, exeto a imagem de Nossa senhora da Conceição, que ficou praticamente intacta.Desta forma, excluindo a fachada, a igreja hoje é moderna.
Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", é o patrono da arte no Brasil. Ele viveu em Minas Gerais no século XVIII, periodo barroco. Germain Bazin, crítico de arte e conservador do Museu do Louvre, na década de 60 o denominou “Michelangelo dos Trópicos”.
Em "O Aleijadinho Pop", título extraído do texto crítico assinado pela Dra. Myrian Andrade Ribeiro de Oliveira, Simone Ribeiro, multiplica de sete para quatorze a Via Crucis do mestre Aleijadinho, que conta com sete cenas e 66 figuras em cedro, instaladas em seis capelas no santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos,em Congonhas, MG. 
As Sete Cenas da Paixão de Cristo transformadas em 14: “Em minha obra,elas foram desmembradas, mudadas de ângulo e acrescentadas por outras obras do mestre que estão nas demais cidades.Deste modo, cheguei a cenas que não foram representadas por Aleijadinho em Congonhas,sendo estas: 'Agonia no Monte das Oliveiras', 'Jesus consola as mulheres de Jerusalém', 'Bom ladrão e mau ladrão', 'Jesus morre na Cruz', 'Descimento da Cruz”, 'Ressurreição' e 'Ascensão ao céu' ”.diz Simone.
O Pároco, Pe. João Geraldo M. Bellocchio abriu e presidiu a solenidade. Em sua fala, cita a alegria da comunidade paroquiana em receber as obras que estão diretamente vinculadas por seu estilo, embora contemporâneo, ao barroco, estilo original da igreja. Fez ainda uma analogia ante a coincidência do fato de que Antonio Francisco Lisboa se encontra sepultado na Igreja Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto, e que as obras de Simone Ribeiro, agora perpetuadas na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Gávea, Rio de Janeiro remetem diretamente a "Aleijadinho".
Pe. Geraldo convida para fazer uso da palavra a artista Simone Ribeiro, que muito emocionada lê o seu discurso.  




Íntegra do discurso: Hoje, para mim se encerra um ciclo de trabalho iniciado na quaresma de 2008, período de concepção da primeira fase das obras aqui expostas; que a partir desta solenidade deixam de ser obras de arte e se tornam objetos de devoção.
Como profissional das artes plásticas, elas me deram tudo o que se possa almejar : três exposições e um livro, patrocinado pela prefeitura de Congonhas, cidade patrimônio cultural da humanidade tombada pela UNESCO. Chancelado por museus, prefaciado por autoridades, mestres e doutores ligados ao patrimônio histórico. Estava cumprida a trajetória do despretensioso projeto que surgiu de uma promessa particular, só agora admitida para maior glória de Deus.
É preciso crer e entregar, disso sou testemunha.
Num momento de "apagão-artístico" debrucei sobre a bíblia e livros sobre a obra do mestre Aleijadinho. Momento delicado aquele da recente polêmica trazida por um filme e livro que se tornara Best-seller. Uma ficção leviana, embora bem costurada de autoria do escritor Dan Brown, que excitava a mídia, alardeando  dúvidas e descrença. Naquele momento, a licença de multiplicar de sete para quatorze as cenas esculpidas pelo mestre Aleijadinho trouxe desconfiança a primeira vista, quando submeti o projeto aos especialistas da área. Desconfiança esta que caiu diante de minha atitude reverente, na paciência e convicção de quem mergulhou na história e na fé para exercitar de forma dramática e pujante, a virtude nata, ao transferir para a superfície plana de uma tela a anatomia e expressão vigorosa do mestre Antonio Francisco Lisboa que nos emociona há três séculos.
Toda dúvida se transformou em realização, toda idéia materializou-se plasticamente esculpida em relevo neste conjunto que hoje entrego em forma de doação a esta casa de Deus.
A todos que acreditaram neste trabalho a minha gratidão. 
Duas peças musicais para órgão de fole foram apresentadas e duas interpretadas pelo coral;todas remetiam ao período colonial.


O reverendíssimo Arcebispo do Estado do Rio de Janeiro,                 
D. Orani João Tempesta, discursou frisando a importância contemporânea do uso da beleza para a evangelização e, ao longo dos séculos, da igreja católica na inspiração, no desenvolvimento e mecenato da criação artística.Sua evolução, preservação e acesso público. Afirmou que Simone Ribeiro, com sua linguagem, pessoal e contemporânea,  agora entrará para o Hall destes artistas. Ao final, deu a sua benção a todos os presentes, às obras e à família da artista.

D. Orani João Tempesta e a artista Simone Ribeiro fizeram o descerramento da placa de bronze que homenageia a pintora e os intervenientes da doação Srs. Celso Aguiar e Stelio Teixeira. 
O Sr. Celso Aguiar, empresário, colecionador de arte e paroquiano da igreja N.Sra. da Conceição, numa conversa com o renomado restaurador Stelio Teixeira, a quem Simone Ribeiro nutre grande respeito e o havia presenteado com seu segundo livro: "O Aleijadinho Pop",  recebe a notícia de que a artista, cumprindo uma promessa iria doar todos os quadros do livro para uma igreja, porém não havendo se decidido ainda sobre qual . Celso pede ajuda ao Pe. Geraldo para indicar uma paróquia. O padre pede fotos dos quadros mas recebe de Celso um livro no qual pode contemplar as obras e imediatamente decidir a paroquia é a nossa.

Para Simone Ribeiro foi uma honra ter sido indicada pelo Sr. Stelio Teixeira, que ao lado de seu irmão Claúdio Valerio Teixeira, faz parte do Hall dos grandes conhecedores de arte e maiores restauradores do Brasil, sendo filho do imortal Oswaldo Teixeira, fundador do Museu Nacional de Belas Artes.
Celso Aguiar, D. Orani, Stelio Teixeira e Simone Ribeiro.


O livro, “O Aleijadinho Pop”, foi publicado em 2009, com o apoio da Gerência Regional do Ministério da Fazenda de Minas Gerais, Museu Casa dos Contos – Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, Museu do Aleijadinho, Sistema de Museus de Ouro Preto, Ministério da Fazenda, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Prefeitura de Congonhas, patrocinadora do projeto. O livro tem organização e apresentação de Eugênio Ferraz, textos de Myriam Ribeiro (membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Anderson Cabido (prefeito de Congonhas), Marcos Paulo de Souza Miranda (coordenador auxiliar das promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico de Minas Gerais), Maurício Pontual (marchand), Dom Barroso (bispo emérito de Mariana e fundador do Museu Aleijadinho em Ouro Preto) e Ivanise Junqueira (pesquisadora, paleografa e ensaísta).

Após a solenidade,os convidados seguiram para o salão anexo a Igreja onde foi servido um fino coquetel.

Simone e seu Pai,Antonio Ribeiro
Simone com seu Pai e sua mãe Olga Ribeiro da Cruz
Simone e Pe. Geraldo
Com os grandes amigos e artistas 
Martinolli e Nilton Mendonça
Autores de meu primeiro livro: "Barrocão"
Cel. Iguamir Marçal e a Prof. Neide Annarumma 
Padre Allann Amaral, Celso e amigos
Com os amigos Carla Picasso e Dr. Avelino
O arquiteto Ricardo Steimback, Cel. Marçal, o designer Leandro Cândido e Roberto Saad
O empresário Paulo e esposa
O talentoso organista.

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