quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Lançamento do Livro e abertura da exposição "O Aleijadinho Pop” no Museu Casa dos Contos de Ouro Preto

Texto estraido do site:
http://www.congonhas.mg.gov.br/?pg=noticia_ver&noticia_cod=1059
Durante a 32ª Semana do Aleijadinho, comemorada em Ouro Preto, ocorreu o lançamento do livro “O Aleijadinho Pop”, de Simone Ribeiro. A exposição, em telas, presente também na publicação, está exposta no Museu Casa dos Contos de Ouro Preto e apresenta os “Sete Passos da Paixão de Cristo”. A obra escultórica de Aleijadinho, em madeira, situada no Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foi multiplicada em outras sete cenas por Simone.“O Aleijadinho Pop” foi publicado com o apoio da Gerência Regional do Ministério da Fazenda, Museu Casa dos Contos – Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, Museu do Aleijadinho, Sistema de Museus de Ouro Preto, Ministério da Fazenda, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Prefeitura de Congonhas, patrocinadora do projeto.O livro tem organização e apresentação de Eugênio Ferraz, textos de Myriam Ribeiro (membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Anderson Cabido (prefeito de Congonhas), Marcos Paulo de Souza Miranda (coordenador auxiliar das promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico de Minas Gerais), Maurício Pontual (marchand), dom Barroso (bispo emérito de Mariana) e Ivanise Junqueira (pesquisadora, paleografa e ensaísta).Explica Simone detalhando como conseguiu multiplicar “As Sete Cenas da Paixão de Cristo” em 14: “Elas (as cenas) foram desmembradas, mudadas de ângulo e, assim cheguei a outras que não foram representadas por Aleijadinho em Congonhas: “Agonia no Monte das Oliveiras”, “Jesus consola as mulheres de Jerusalém”, “Bom ladrão e mau ladrão”, “Jesus morre na Cruz”, “Descimento da Cruz”, “Ressurreição” e “Ascensão ao céu”.A Semana do Aleijadinho foi instituída por D. Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira, que esteve presente à cerimônia de abertura da 32ª Semana do Aleijadinho, na Casa dos Contos, em Ouro Preto, na sexta-feira, dia 13. “Eu já admirava a Simone Ribeiro antes de conhecê-la. Nas obras dela, sobretudo nesta, há uma semelhança muito grande entre ela e Aleijadinho. Os pontos mais comuns são os aspectos religiosos. Alguém chegou a dizer que ele escreveu a Bíblia em pedra-sabão. A Simone faz o mesmo na tela”, comentou.

Anderson Cabido afirmou em seu discurso que “foi uma honra conhecer pessoalmente a artista plástica. Simone sabe valorizar nossa obra barroca, como fez com "Os Passos da Paixão de Cristo’’. A exposição de Simone Ribeiro virá brevemente à Congonhas, e irá ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ao Congresso Nacional e à Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos.

Um comentário:

  1. Eu sou sua conterranea e amei saber que temos uma grande artista no nosso meio. Só tive a oportunidade de ver um quadro seu mas adorei... Simone você está de parabéns, muitos sucessos nesta sua caminhada

    ResponderExcluir