http://www.saolourencojornal.com.br/artigos/evento/748/
Simone Ribeiro, Ivanise Junqueira, Prefeito de Congonhas Anderson Cabido, Eugênio Ferraz, Vice-prefeito Sérgio Vieira Junior com sua esposa D. Cristiane e o Promotor de Justiça Marcos Paulo MirandaOuro Preto - A noite do dia 13 de novembro foi antológica em todos os sentidos. E serviu para marcar território: Sim, São Lourenço tem uma artista. E de primeira grandeza. A artista plástica Simone Ribeiro lançou ontem, na Casa dos Contos, em Ouro Preto, o livro “Aleijadinho Pop”, patrocinado pela prefeitura de Congonhas. Com textos de Eugênio Ferraz, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Anderson Cabido, Maurício Pontual, Marcos Paulo de Oliveira Miranda, Dom Francisco Barroso Filho e Ivanise Junqueira, “Aleijadinho Pop” é a garantia de perpetuação ao que existe de melhor nas obras deste artista.
O local do evento é história pura: Trata-se da primeira Casa da Moeda no Brasil, hoje conhecido como Casa dos Contos, que tem como diretor-geral, o Gerente Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugênio Ferraz. Ele e sua equipe conseguiram reunir no mesmo espaço três dos prefeitos mais influentes quando o assunto é cidade histórica. No mesmo espaço, hora e local, os prefeitos Ângelo Oswaldo (Ouro Preto) Roque Camêllo (Diamantina) e Anderson Cabido (Congonhas). A frase para explicar tão importante encontro veio do Bispo Emérito de Oliveira, Dom Barroso: “Os prefeitos das cidades históricas estão preocupados com nossa história e com nossas vidas”.
Antes do lançamento do livro da artista e escritora Simone Ribeiro, uma série de eventos foi desenvolvida por Eugenio Ferraz: A abertura oficial do caminho da Casa dos Contos, uma trilha que corta a mata existente no local, palestras que levaram os visitantes a uma verdadeira volta ao passado e um sarau com a participação da BIOS (Bombeiros Instrumental Orquestra Show).
Às 20 horas começou a solenidade de lançamento do livro e das obras de Simone Ribeiro, que nos próximos 30 dias estarão encantando a todos na Casa dos Contos em Ouro Preto. Todos os oradores destacaram o trabalho de Simone Ribeiro. Foram elogios a um trabalho que o são-lourenciano deve sentir orgulho. Definitivamente, Simone Ribeiro entra em clube restrito e com o reconhecimento, merecidamente, mais que confirmado. Uma são-lourenciana que tem o apoio de quem pode falar abertamente sobre Aleijadinho. Apoio da cidade de Congonhas, onde existem diversas obras de Aleijadinho. Apoio da Igreja que vê em Simone uma arte com a palavra de Deus
Dom Barroso, Bispo de Oliveira: Simone tem a palavra de Deus em seu trabalho
Foram horas agradáveis de uma são-lourenciana que devagar vai ocupando seu espaço em um mercado difícil e muito restrito. Com atenção escutou a todos e a cada elogio, Simone falava com seu marido Alexandre Paiva Frade. As palavras do prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, no evento confirmaram o bom momento de Simone. Que vai levar essa exposição para a sede da ONU em 2010, pois, em seu discurso, Eugênio Ferraz confirmou ter recebido, há cerca de 3 dias, documento oficial da ONU solicitando que o material da exposição Passos da Paixão, de Simone Ribeiro, seja disponibilizado para exposição em sua sede, implicando, também, no simultâneo lançamento do livro na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.











Eu fiz algumas interpretações artísticas e não religiosas da Última Ceia. Nas pinturas, ao lado direito de Jesus está São João Evangelista e não Maria Madalena. As pinturas são inspiradas em obras de dois grandes mestres do barroco mineiro: Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, que nasceu em Mariana, 18 de outubro de 1762 e faleceu Mariana, 2 de fevereiro de 1830 e em Antônio Francisco Lisboa (mais conhecido como Aleijadinho) nascido em Vila Rica (Ouro Preto) em 29 de agosto de 1730 e falecido no mesmo local em 18 de novembro de 1814. Como se pode ver as fontes de inspiração são muito anteriores ao livro "O Código da Vinci" , obra do escritor Dan Brown que vem confundindo dados históricos e mesclando-os com outros totalmente fictícios, causando enorme impacto, embora se possa e deva duvidar de que tenha trazido algum esclarecimento.

Olá!





