sábado, 23 de janeiro de 2010

Exposição Aleijadinho Pop na ONU em Nova Iorque

Agora contamos com os amigos para divulgar, afim de que seja vista, esta importante exposição que está acontecendo no Palácio das Artes e que trará a tona o Barroco, elevando nossa auto estima e divulgando nossa arte no exterior.

O Gerente Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugenio Ferraz e o Prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, acabam de retornar o aceite da carta convite do Sr. Wagner Santiago, Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa da ONU, convidando o evento "O Aleijadinho Pop" para ser exposto na sede das Nações Unidas de Nova Iorque.

A exposição, destaque de 2009 em Minas Gerais, certamente será evidência em Nova Iorque. Para tal foi preparada uma versão do Livro "O Aleijadinho Pop" que será distribuída a 192 Estados-membros das Nações Unidas. Contará com assessoria de imprensa própria e ainda se utilizará da TV ONU e das agências da ONU que difundirão o evento para o mundo todo. A divulgação vai se focar num comparativo entre o barroco contemporâneo da obra de Simone Ribeiro e a riqueza do barroco tardio brasileiro, em especial da monumental obra de Aleijadinho, o "Michelangelo dos trópicos" e "Patrono das Artes no Brasil". A tendência é que se evidencie Minas Gerais com ênfase para o receptivo de turismo internacional, em especial Congonhas, Ouro Preto, cidades históricas e até mesmo São Lourenço, estância hidromineral, cidade natal da artista.

No Brasil a exposição “O Aleijadinho Pop”, da artista plástica Simone Ribeiro, foi lançada no Museu Casa dos Contos de Ouro Preto, quando da abertura da 32 Semana Aleijadinho, onde encantou milhares de visitantes entre 13 de novembro e 13 dezembro. Em seguida foi aberta oficialmente pelo Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, dia 17 de dezembro, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde segue até dia 21 de fevereiro e no dia 01 de março segue para Nova Iorque.

Trata-se de uma impressionante exposição, onde a artista propõe uma reflexão religiosa, histórica e estética a respeito da Via Sacra. O conjunto de Simone Ribeiro fundamentado em estudos históricos, estilísticos e bíblicos, multiplica de sete para quatorze as cenas do monumental conjunto dos Passos do Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Existem suposições que o grande mestre Aleijadinho não terminou o conjunto e que outras sete cenas ainda seriam esculpidas e ficariam, possivelmente, atrás da igreja.

Sabedora que toda Via Sacra se faz múltipla do número sete, Simone Ribeiro buscou acrescentar em cenas inéditas, associando esculturas ou conjuntos de Aleijadinho expostos em outros locais. Exemplo é a Nossa Senhora das Dores, do Museu de Arte Sacra de São Paulo que foi acrescentada por Simone ao também reinventado grupo do calvário. Existem ainda cenas inéditas criadas pela artista com base nos escrituras, mas mantendo o estilo, os traços e os cacoetes de Aleijadinho. Nas obras desta exposição Simone suprimiu as três quedas de Jesus por não constarem nos evangelhos.

Simone Ribeiro define seu coloridíssimo estilo como "Barrocão", uma espécie de barroco renovado, contemporâneo , legível e popular. Suas pinturas são esculturadas por meio de uma técnica inédita que lhe permite intenso movimento e dinamismo, gerando assim acréscimos emocionais fortíssimos que são, sensorialmente, captados e absorvidos pelo espectador. Cada pessoa percebe de uma maneira. "A criação está na tela, a arte em quem vê".

Nesta exposição tão chocante, carregada de emoções e conceitos proporciona um acompanhamento elucidativo mais preciso ao expectador através do livro, “O Aleijadinho Pop” . A edição é assinada por sete expressivos nomes ligados as artes e ao patrimônio histórico: Eugênio Ferraz, Myriam Ribeiro Andrade de Oliveira, Anderson Cabido, Marcos Paulo de Souza Miranda, Maurício Pontual, Dom Francisco Barroso Filho e Ivanise Junqueira, sendo a publicação patrocinada pela Prefeitura de Congonhas.

Alexandre Paiva Frade
Fachada do Palácio das Artes - BH

Anderson Cabido - Prefeito de Congonhas - MG
A exposição

Anderson Cabido, Prefeito de Congonhas, a escritora Ivanise Junqueira, O gerente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugênio Ferraz, O Vice Governador de Minas Gerais Antonio Augusto Junho Anastasia, a Presidenta da Fundação Clovis Salgado Eliane Parreiras, Simone Ribeiro e Marcos Paulo S. Miranda Promotor de Justiça, Coordenador das Promotorias de defesa do Patrimonio Historico do Ministério Público de Minas Gerais.

Vice Governador de Minas Gerais Antonio Augusto Junho Anastasia
Vereadores de São Lourenço - MG prestigiam o evento
Simone Ribeiro recebe Yara Tupinambá
As cenas da Via Sacra

Capa do Livro


A Última Ceia


Agonia no Monte das Oliveiras

Prisão de Jesus


Flagelação atado a coluna


Coroação de espinhos


Carregamento da Cruz


Simão ajuda a carregar a cruz


Jesus consola as mulheres de Jerusalém


Bom e mau ladrão


Jesus é pregado na cruz


Jesus morre na cruz


Descimento da cruz


Ressurreição


Ascensão ao céu