Eu fiz algumas interpretações artísticas e não religiosas da Última Ceia. Nas pinturas, ao lado direito de Jesus está São João Evangelista e não Maria Madalena. As pinturas são inspiradas em obras de dois grandes mestres do barroco mineiro: Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, que nasceu em Mariana, 18 de outubro de 1762 e faleceu Mariana, 2 de fevereiro de 1830 e em Antônio Francisco Lisboa (mais conhecido como Aleijadinho) nascido em Vila Rica (Ouro Preto) em 29 de agosto de 1730 e falecido no mesmo local em 18 de novembro de 1814. Como se pode ver as fontes de inspiração são muito anteriores ao livro "O Código da Vinci" , obra do escritor Dan Brown que vem confundindo dados históricos e mesclando-os com outros totalmente fictícios, causando enorme impacto, embora se possa e deva duvidar de que tenha trazido algum esclarecimento.
sábado, 11 de julho de 2009
Santa Cecília
Em meu estúdio, com meus queridos amigos e orientadores: Padre José Eduardo e Madre Cristina. Entre nós o quadro de Santa Cecília que fiz para as novas instalações do Educandário Santa Cecília: uma obra inspirada, maravilhosa, construída pelo esforço destes admiráveis religiosos. Parodiando "Fernando Pessoa": "Deus quer, o homem sonha e a obra nasce!"
Estúdio de Zeca Pagodinho na Barra da Tijuca
Por indicação da arquiteta Andrea Filgueiras Gouvêa que trabalhava na execução do estúdio particular de Zeca Pagodinho, ele e sua esposa Marisa compraram o quadro "samba na Lapa" (direita na Foto). O sucesso entre os freqüentadores foi tão grande, que ele encomendou um retrato de 170cm de altura. (na foto, à esquerda).
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Na coleção Oscar Niemeyer
Este quadro estava em meu estúdio quando fui visitada pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer; ele adorou a composição dinâmica com muitos elementos e ainda a temática: Cuba - La Bodeguita, um recanto sagrado da musica cubana. Na foto eu, o Gênio Oscar Niemeyer dias antes de completar 100 anos e o mais novo quadro de sua coleção!
Na coleção Clodovil Hernandes
Antes de falecer, o deputado Clodovil Hernandes tentou comprar a Santa Ceia reproduzida no livro Barrocão. Mas ela já estava vendida. Assim, ele encomendou uma exclusiva com três metros de comprimento, destinada para a sala de sua casa em Ubatuba. Na conversa, Clodovil revelou que estava em busca de espiritualidade.
Na foto abaixo: Leandro Candido (Galeria de Arte Paiva Frade) e Clodovil
Assinar:
Postagens (Atom)